Facebook e Google juntas para construção de cabo submarino mais rápido do mundo.
Em um momento raro de parceria entre o Facebook e o Google, dois gigantes da tecnologia, normalmente concorrentes, se uniram para investir em uma mega construção, do que será o primeiro cabo de Internet submarino e o mais rápido e do mundo, o PLCN (Pacific Light Cable Network). Eles estão apoiando o projeto que tem a intenção de levar dados de Los Angeles (Estados Unidos da América - EUA) a Hong Kong (Japão) a 120 Terabits por segundo (Tbps), através do oceano Pacífico.
O Facebook e o Google, estão trabalhando com a Pacific Light Data Communication( Empresa com sede em Hong Kong) e a TE SubCom (Empresa com sede em Los Angeles), a Pacific Light Data Communication – Uma subsidiária da China Tecnologia Soft Power, nova no mundo de cabos submarinos.
O cabo terá 12.800 km com toda capacidade, será o cabo Trans-Pacífico de maior capacidade, até o momento é registado como o cabo mais rápido.
Este projeto foi anunciado no ano passado, onde o nome do Facebook foi cogitado antes do Google ser anexados ao projeto, a estimativa de custo está na casa dos US $ 400 milhões (R$ 1.285.440.000,00). O cabo terá 5 pares de fibra. Apenas um par será capaz de fornecer 24 Tbp de largura de banda.
Os representantes do Google falaram que todas as empresas que irão participar na construção do cabo, terá o seu próprio par de fibras para manter a sua própria rede privada de tráfego.
Embora essa parceria entre o Google e o Facebook, possa ser incomum, outras empresas concorrentes estão se unindo para esses tipos de projetos, como o Facebook, que recentemente se uniu à Microsoft na construção de um cabo de 160 Terabits por segundo (Tbps) - mais rápido que o novo projeto, mas também 50% mais curto, do que o PLCN.
O Google já investiu em outros cinco cabos submarinos de alta velocidade.
Via techcrunch.com
Comentários
Enviar um comentário